domingo, 30 de janeiro de 2011

Sabedoria homeopática

"Empréstimo - quem é inteligente não faz, quem não é, deve manter distância." (disse o homem mais rico do mundo em entrevista ao Fantástico)

"A riqueza do pobre são os filhos." (alguém pode me explicar da onde tiraram tamanha asneira, tá certo que os filhos são o mais importante na vida, mas dai para este ditado infâme, pobre tem cada vez mais filho, aumentando a própria miséria e a do mundo. Isso é coisa da Igreja Católica da Idade Média, tipo: 'crescei e multiplicai-vos.')

Edy Jobim iPhone

sábado, 29 de janeiro de 2011

UM HOMEM FELIZ

Com a família, que é o lugar dele! Faltaram só os amigos, mas estes, mesmo quando longe, estão no meu coração.

domingo, 23 de janeiro de 2011

MINHA FAMILIA

Diferenças

É sempre muito intrigante quando alguém questiona sua postura perante determinada situação. Normalmente quem faz isso são pessoas que em situações semelhantes fazem exatamente a mesma coisa. Parece que as pessoas em geral não conseguem ver seus próprios defeitos. Mas vêem claramente os mesmos defeitos nos outros!
Quando o cara deixa de dar bom dia ou boa noite é um mal educado, muitas vezes a pessoa para quem desejamos bom dia ou boa noite, quando o fazemos sequer nos dá uma resposta. Além de que dificilmente são capazes de desejar bom dia ou boa noite a alguém.
Estou cansado de ser rotulado, questionado, recriminado.
A cada dia que passa sinto meu desprezo pelos padrões crescer. Não me importo com a opinião, com o que pensam, com qualquer conceito que elaborem.
Eu aprendi com a vida que só uma coisa realmente importa, deitar no travesseiro e dormir meu sono sossegado. Para tanto devo estar de bem comigo mesmo - sem remorsos, sem dividas, sem ansiedade. Bom, quem me conhece sabe que destes itens só o remorso não costuma atrapalhar meu sono, os demais vão para cama comigo todos os dias.
A opinião alheia não me atordoa mais, quando ainda muito jovem vez ou outra me deixei levar pela correnteza das opiniões, mas a maturidade me fez ver que só posso ter uma vida tranqüila se eu for eu mesmo, sem tentar ser outra pessoa para agradar aos demais!
Sou sensível, apaixonado, carinhoso, dedicado, criativo, sonhador. Vejo que isso causa certo espanto em quem me conhece, mas este sou eu.
Sinto falta do calor da paixão, da descoberta, da conquista, dos mistérios que envolvem o amor.
Eu sou assim, gosto de flertar, de surpreender, de ser surpreendido!
E isso tudo é plenamente possível mesmo depois de anos e anos de convivência, mas não pode ser unilateral. Precisa de envolvimento mutuo. O casamento é um balde de água gelada sobre qualquer relação quente, aqueles que se esforçam mantém, na melhor das hipóteses uma relação morna, onde convivem em harmonia, o que, na minha opinião, é onde termina todo o TESÃO.
Talvez esta seja a principal diferença de mim para os demais - eu acredito no amor, no amor de verdade onde o TESÃO não morre e cada dia é um novo começo para a relação, ou seja, preciso me esforçar e conquistar minha cara metade como se a conhecesse naquele momento!
Não tenho vergonha de dizer que amo e não me canso de reafirmar isso!

Edy Jobim iPhone

sábado, 22 de janeiro de 2011

MEU FILHÃO E SEU PADRINHO, MEU AMIGO HUGO MÜLLER

Filho, teu padrinho foi um grande amigo de todas as horas para mim. Tenho certeza de que se ele estivesse conosco fisicamente - por que na memória e no coração sempre estará - ficaria muito orgulhoso de ter um afilhado tão especial.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A Vida e suas Possibilidades

Às vezes parece que podemos acordar a qualquer momento e descobrir que tudo não passou de um sonho - sabe, um destes sonhos nem elaborados que sentimos até cheiros e o contato da pele com outra pele.
Vejo meus filhos crescidos - "filho criado, trabalho dobrado" - e, em meio a tantas dores de cabeça, tantas incertezas, penso: se fosse um sonho, se eu acordasse e ainda estivesse no micro-ônibus indo pra faculdade, depois de todas estas experiências, positivas e negativas, tanto da paternidade quanto do matrimônio, será que eu seguiria o mesmo caminho?!
Não sei ao certo. Sei apenas que segui este caminho, o caminho que escolhi das mais diversas maneiras, desde meu nascimento até agora. Sempre quis ser pai, desde meus 6 anos de idade tinha este desejo. Talvez a idéia de ser pai viesse do fato de eu ter filhos como eu fui, um filho dedicado, sempre zeloso, buscando deixar orgulhosos meus pais, jamais decepcioná-los! Tive momentos difíceis, onde me desesperei ao pensar que não estava dando tudo de mim para deixar meus pais orgulhosos; mas passei por eles e não os envergonhei. Um destes momentos foi quando, com 16 ou 17 anos, comecei a procurar emprego, sem sucesso! Logo entrei pra faculdade e nunca perdi uma cadeira sequer! Outro destes momentos foi quando tive de informar que viria a ser pai, mas já tinha meu emprego, vida estável, independente!
Hoje tenho meus filhos. Vivem cada um pra si. O mais velho tem 18 anos, separei-me da mãe dele quando ainda era bem pequeno, tinha 3 anos e meio. Criou-se praticamente sozinho, sem medo de nada, tomou suas decisões, algumas acertadas, outras nem tanto, mas sei que é um bom homem, respeito sua individualidade, aprendi a aceitá-lo como é, tão diferente de mim em tantos aspectos, e tão semelhante em outros. O mais novo tem 11 anos, muitos medos herdados da mãe que espero que vença antes da idade adulta. Meu anjinho, antes tão carinhoso comigo, agora - como todos na família da mãe - distante, sem alegria, perdeu a ternura! Só sabe reclamar, nunca esta satisfeito, não sabe dar valor ao que por ele é feito. É assim, só cabe a mim aceitá-lo como é!
A vida e seus mistérios. Quando foi que meu garotinho tão doce deu lugar a esse sem expressão?!
Nem tudo é como queremos, ninguém é igual a ninguém, não posso querer que meus filhos sejam clones de mim, porque mesmo que fossem suas experiências os tornariam diferentes, não tiveram a família que tive, não viveram no mesmo momento, nem tiveram as mesmas vivências.
Respeitar as diferenças, eu sei, é fundamental para sermos felizes e convivermos de maneira harmoniosa, mas quem disse que é fácil!?...
Deus ilumine minha cabeça, meu coração e minh'alma nesta árdua tarefa que é ser pai-marido.

Edy Jobim iPhone

A CABANA

Li novamente "A Cabana", primeira vez na minha vida que faço isso. Também pudera, esse é um livro para ser relido inúmeras vezes. Já havia feito um comentário aqui sobre ele, mas nessa nova leitura me veio a memória um fato muito importante, quando meu caçula tinha por volta de um ano e meio ou dois, estávamos aqui, na praia, quando, aproveitando um segundo de distração, ele se afastou de nós e foi para a beira da água, sempre adorou o mar. Quando vimos ele caiu, ainda não andava direito, corremos em sua direção, mas que o tirou da água, onde havia caído com o rosto para baixo, foi uma senhora negra, bem gorda, numa praia praticamente deserta. Na hora pensei: foi um anjo que salvou nosso menino! Agora sei, foi PAPAI! acredito que não era a hora dele, por isso PAPAI interferiu no curso do destino! Sei que aquela senhora, pelo que lembro, não a vimos mais! Obrigado PAPAI!
Aliás, meu menino sempre falou por PAPAI comigo, nos momentos em que me encontrava perdido, achando minha existência miserável e sem qualquer importância, ele me fazia um carinho, me dizia: nós te amamos papai! É! A vida é cheia de momentos maravilhosos, onde o desespero se transforma em esperança. A fé me mantém, me da forças quando estou debilitado!
Leiam "A Cabana". Garanto que quando este livro chegar as suas mãos vai mudar a sua vida. Vai devolver o sentido de muitas coisas que já se perdeu!

Edy Jobim iPhone

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FILHÃO

ORGULHOSO

Reclamo muito da vida, talvez por ser muito sonhador e aspirar sempre o melhor de tudo.
Mas, ultimamente, tem um sentimento gostoso que me alegra o coração: o orgulho!
Meu filhão está trabalhando, dedicado, esforçado, logo de cara teve de encarar trabalhar noutra cidade e ter que praticamente morar no emprego!
Sei que milhões de brasileiros passam por isso, mas isso não diminui meu orgulho.
Ele dormia tarde, acordava tarde, ficava o dia inteiro sem ter o que fazer, agora trabalhando - realmente é motivo de muito orgulho para esse pai que vos fala!
Parabéns meu garoto! Eu e Deus sabemos que tu nasceu com estrela, então é certo que sempre vai brilhar!
TE AMO DEMAIS MEU FILHO!

Edy Jobim iPhone

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Na rede, na praia

Edy & Sande iPhone

LEMBRANÇAS INSTANTÂNEAS

Desde pequenino tive hobbys diferentes dos outros, enquanto colecionavam figurinhas, jogavam botão, videogame, fliperama - eu desenhava, escrevia, fotografava, filmava.
Sempre tive a preocupação de registrar todos os momentos importantes da minha vida. Não sou ninguém, apenas gosto de recordar, lembrar as coisas boas que passaram, mas, claro, sem deixar de viver os momentos!
Minha infância, adolescência, juventude, meus amores, meus filhos, meus amigos, tantos lugares que visitei!
Nos últimos tempos sinto apenas que estou registrando com certa melancolia. Não sei porque, talvez um mau pressentimento, como se meu tempo estivesse acabando e aquelas fossem as ultimas imagens da minha existência.
É verdade, meu tempo está acabando, fazem 43, quase 44 anos que meu tempo está acabando. Nossa contagem regressiva começa na concepção. Ninguém sabe sua hora, mas todos temos certeza de que ela chegará!
Por isso viver é tão mágico, a incerteza faz a vida tão especial, não saber quem conheceremos, quantos filhos teremos, quantos amores viveremos, quantos lugares, quantas experiências nos serão proporcionadas!
Quero ver meus filhos crescerem, não importa quanto trabalho e agonia isso possa me proporcionar, quero conhecer meus netos, morar na praia, me aposentar, se esse maldito governo permitir.
Mas Deus sabe que estou pronto, que se Ele achar que esta na minha hora, não importa quando seja, irei ao encontro dEle. A vontade dEle é o meu caminho.
"O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará."

Edy & Sande iPhone