sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
PALAVRAS QUE FAZEM VALER A VIDA
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
PAZ
A Paz e a harmonia caminham juntas - dizem respeito a relacionamentos, finanças, saúde - família, trabalho...
E aonde encontramos a tão almejada Paz?
Paz, pra mim, é o mesmo que felicidade!
Queria porder conviver com todos sem ter que ouvir uma pessoa que amo falando mal de outra que amo. Ter meus filhos por perto, tranquilo, podendo usufruir belos momentos que um dia recordarei com carinho e eles também!
Não sou um bom pai, até tento ser, mas estou tão comprometido com meus compromissos que a vezes fico cansado demais para curtir o que realmente importa nessa vida, meus amores!
Tive sonhos, imaginei um mundo ideal onde a harmonia estava sempre presente, onde marido e mulher se amavam enlouquecidos e enfrentavam juntos qualquer probleminha que aparecesse.
Onde os meus filhos me viam como um herói, assim como eu via meu pai.
Mas é que quando sonhei ainda era menino, não conhecia a vida como ela é - cheia de maldade, desunião.
Hoje vejo que meu pai não era exatamente como eu via, era um homem como eu, cheio de problemas, muitas, muitas vezes mesmo, manipulado pela mulher, primeiro pela mãe, depois por minha mãe, a seguir pela nova esposa, depois pelas filhas dela.
Quantas vezes na minha adolescência tive raiva de meu pai sem saber que ele não tinha culpa exceto pelo fato de se deixar manipular, deixar parecer que aquelas inúmeras decisões radicais a meu respeito eram provenientes de minha mãe e não dele, ele era apenas um "testa de ferro".
Não quero isso pra mim!
Minhas decisões são minhas decisões, ninguém vai tomá-las por mim!
Sigo procurando a PAZ, será que um dia vou encontrar, talvez não nessa vida que Deus resolveu me botar a prova o tempo inteiro, testando minha fé nas situações mais escabrosas.
Mas não a perco, a FÉ, nem a esperança de um dia encontrar a PAZ.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
MINHAS ESCOLHAS
Mas foram minhas escolhas que me trouxeram até aqui.
Escolhi não fumar, não usar drogas, estudar enquanto outros corriam rua, terminar minha faculdade, fazer concursos públicos, namorar sério ... vejam, não sou perfeito, cometi muitos erros, não tive os devidos cuidados, devia ter estudado mais ainda.
Tenho dois filhos lindos, preocupo-me demais com eles, tento guiá-los por caminhos tortuosos, a vida tem se tornado cada vez mais exigente, cheia de armadilhas, exigindo atitudes concretas, raciocinio rápido e um aperfeiçoamento constante.
Meu avô batalhou a vida inteira, meu pai batalhou mais ainda, eu estou batalhando com mais dificuldade que meu pai e meus filhos serão ainda bem mais exigidos. Isto é fruto do crescimento populacional, da escassez de emprego, da tecnologia que toma o lugar da mão de obra.
Dentre minhas escolhas a que me deixou mais feliz foi ser um homem de família.
Sempre tive minha infância como um ideal, queria aquilo para minha vida inteira. Tentei, tentei, quebrei a cara algumas vezes, mas então encontrei alguém que merecia meu amor, que me fazia sentir completo. Casei.
Minha vida é da casa pro trabalho, do trabalho para casa. Volto correndo, ansioso por ver meus amores. Tudo que ganho é aplicado na nossa felicidade.
Lembro dos momentos, quando ainda menino, que parava e ficava olhando tudo ao meu redor, dentro de casa, e pensando, tudo isso é fruto do trabalho de meus pais. Hoje, faço a mesma coisa, e vejo que eu e minha esposa também fizemos inúmeras conquistas, coisas com as quais nem sonhava agora são realidade.
A minha família é tudo pra mim, é o meu mundo!
Meu caçulinha cresceu tá um rapazinho, meu mais velho já é um homem feito, minha esposa, essa é um caso à parte, o tempo parou pra ela, pelo menos fisicamente, é uma gata linda por fora e uma mulher rica em experiência por dentro. Eu...eu continuo o mesmo: bobalhão, apaixonado, sonhador...
terça-feira, 16 de agosto de 2011
A VIDA E SEUS MISTÉRIOS
Mas quando paro, respiro fundo, e medito sobre minha vida, vejo que tenho infinitamente mais motivos para agradecer do que para reclamar.
Não reclamo de Deus, que isso fique bem claro! Reclamo das pessoas que deixam de cumprir suas obrigações e prejudicam os demais; que fazem coisas erradas e prejudicam outras.
Não é segredo pra ninguém que não gosto de gente lenta - talvez porque eu esteja sempre correndo, não paro nunca e me parece que estas pessoas lentas vieram ao mundo de férias, nunca têm pressa pra nada, se atrasam, atrasam os outros com sua lentidão e me irritam profundamente.
Entendo que cada um tem o seu ritmo, que tenho que aceitar e respeitar o ritmo dos outros. Procuro fazê-lo! Não é fácil, confesso!
Vejo as pessoas reclamando das chuvas que parecem incessantes. Vejo a desgraça se abatendo sobre inúmeras regiões, pessoas perdendo suas casas, seus móveis, algumas até seus entes queridos.
Mesmo assim, apesar de muito preocupado com todos, penso que tanta chuva, a longo prazo, talvez não seja algo tão ruim - afinal água é vida, nosso amado estado está tão desgastado, num forte processo de desertificação, acredito que a longo prazo estas chuvas tragam a reversão deste dramático processo.
Acredito que Deus tem sempre uma ótima intensão para conosco, que mesmo as desgraças aparentes tenham um objetivo maior. Mesmo porque não vejo a morte como o fim de tudo, mas sim como uma passagem, então aonde todos só vêem desgraça eu sempre procuro o motivo, mesmo que custe muito a descobrir qual é, o motivo sempre aparece.
Com relação a mim, sou imperfeito, tenho tantas falhas que nem me arrisco a citá-las, tomaria muito tempo, tempo que não tenho porque tenho inúmeras tarefas para me dividir e executar. Eu vou descansar um dia, quando Deus me levar e se Ele permitir.
Enquanto isso corro, corro e corro, não tenho tempo a perder.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Nós e os japoneses
Fui numa festa da escola municipal onde minha esposa trabalha neste sábado passado, dia 21 de maio. Antes dessa escola ela trabalhou em outra, também do município, que, a princípio, deveria ter as mesmas condições da que ela está. Não tem!
sexta-feira, 20 de maio de 2011
SOMOS IGUAIS PORQUE SOMOS TODOS DIFERENTES
domingo, 8 de maio de 2011
FELIZ DIA DAS MÃES
Beijos no coração, especialmente para minha mãe e minha esposa - duas mães fantásticas!
sábado, 7 de maio de 2011
TAREFAS DIFÍCEIS

segunda-feira, 2 de maio de 2011
EDUCAÇÃO NO BRASIL - SEMPRE DIFÍCIL PARA OS PROFESSORES
Estados e municípios sofreram ontem uma nova derrota no Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte manteve a regra que garante aos professores da Educação Básica o direito de ficar fora da sala de aula durante um terço da jornada de trabalho para planejamento de aulas e aperfeiçoamento profissional. Embora a medida ainda possa ser rediscutida pela Corte, a polêmica entre governo do Estado e Cpers-Sindicato é o local em que esta carga horário deverá ser cumprida.
Apesar de o Estado ter movido ação contra a medida, o secretário da Educação, Jose Clovis Azevedo, apoia a existência de atividades extraclasse, e salienta que o cumprimento deve ocorrer dentro das escolas, e não em casa.
Para o secretário, o bom aproveitamento do horário fora das salas de aula passa pela conscientização de que o período tem de ser de trabalho. Para tanto, deve ser cumprido dentro das escolas, que devem oferecer locais para os professores passarem esse tempo de planejamento ou aperfeiçoamento.
– Essa legislação, se bem aproveitada, será positiva. Não é um tempo de ócio ou lazer, e deve ser cumprido em local de trabalho. A escola tem que se preparar para ter esse espaço para os professores – afirmou.
Presidente do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers), Rejane de Oliveira criticou a posição de Azevedo. Segundo a dirigente, a lei aponta que o professor deve passar dois terços da sua carga horária com o aluno e um terço em hora-atividade. Na avaliação de Rejane, isso pode inclusive ocorrer na casa do docente, onde ele acumula o material das aulas.
O secretário garantiu haver um plano de abrir concurso público, no segundo semestre deste ano, para suprir o Estado de professores, possibilitando, no ano que vem, o cumprimento da jornada extraclasse. Rejane ressaltou que a realização de concurso é compromisso firmado com a categoria no início do ano.
Conforme estimativas recentes da Confederação Nacional de Municípios (CNM), com a confirmação do direito dos professores de gastar parte da carga horária com atividades externas, as prefeituras terão de contratar mais 180 mil profissionais para assegurar aos estudantes quatro horas diárias em sala de aula. Isso representará um impacto de R$ 3,1 bilhões nas contas dos municípios.
O julgamento de ontem no STF terminou empatado em cinco a cinco. Nesses casos de empate, há um entendimento do STF segundo o qual a ação deve ser julgada improcedente. Por isso, o assunto poderá ser debatido de novo, no futuro, caso outros Estados ou municípios entrem com ações na Justiça.
Fonte: Jornal Zero Hora - 28/04/2011
Ser professor num país como o Brasil ainda é um ato de doação incondicional - não há respeito, os salários continuam baixos, as atividades extraclasse não são consideradas como trabalho.
Além do tempo em que passam na escola e em outra atividades relacionadas diretamente ao ensino, abdicam do convívio de suas famílias para dedicarem-se a planejamentos, pesquisas e projetos.
Atualmente está sendo questionado, inclusive no judiciário, a inclusão das atividades extraclasse na carga horária semanal. Discute-se onde deve ocorrer esta atividade.
Uma opinião: para evitar maiores prejuízos para os professores, bem como para a instituição de ensino, estas atividades deveriam ser feitas em casa - proporcionando assim uma redução de despesas com transporte, luz, água, espaço próprio.
Vem um questionamento prático: O tempo destinado à atividades extraclasse será mesmo utilizado para este fim? Simples, basta que Diretores(as), Supervisores(as), Pais e responsáveis cobrem o desempenho deles em suas atividades. Não é justo que o bom profissional pague pelo ruim.
Quem sabe com mais incentivo e cobranças até mesmo aqueles que já não se dedicam como deveriam voltem a se estimular, a amar aquilo que fazem - porque o PROFESSOR é um idealista, um sonhador que busca realizar seu sonho. Sonho este que não poderia ser mais bonito: UM MUNDO MELHOR! Porque só através da educação podemos acabar com a violência, a fome, a doença e tantos outros problemas que nos afetam.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
O MATADOR DE CRIANCINHAS
terça-feira, 5 de abril de 2011
VIVER
Viver é ter um objetivo. Viver é sonhar e tentar realizar. Viver é estar pronto pra ajudar, é buscar meios de ser útil aos que nos rodeiam, aos outros seres humanos.
Viver não é só levantar, comer, trabalhar, comer de novo, dormir.
Viver é amar, é respeitar as diferenças, é querer sentir o sopro do vento gelado no rosto, caminhar na beira da praia, brincar ou jogar com os filhos, curtir o corpo da mulher amada.
Viver é essa linda jornada, que nos leva a um único caminho, Deus.
Por isso não temo a morte, a morte a de vir, e nada mais é do que uma passagem.
Outro dia meu caçula perguntou sabiamente: Pai, tu acredita em vida após a morte?!
Prontamente disse que sim. Eu acredito. Assim como acredito em Deus, porque sinto sua presença assim como sinto a presença de meus filhos, esposa e amigos.
Deus fala comigo. Deus me orienta. Lamento apenas não prestar a atenção devida em Sua palavra. Ele sussurra aos meus ouvidos, e como qualquer outro filho, muitas vezes não presto atenção no Pai.
Quando me sinto perdido, desatinado, desnorteado ... tento fazer o melhor e entrego meu destino a Ele, sei que quer o melhor para mim, então confio nEle e sei que mesmo o que parece ruim hoje, amanhã terá um novo sentido e eu terei aprendido um pouco mais, amadurecido com a dor, a angústia, a tristeza - assim como aprendo com a alegria, o êxtase...
Enquanto escrevia isto, tive de fazer uma pausa por motivos de força maior - a menina que estava limpando o chão onde fica minha mesa veio para a mesa em que estava, fui fazer o café, olhei para a rua, antes tudo nublado, naquele momento UM SOL LINDO!
Era Ele para mim sorrindo, feliz pelo reconhecimento, pelas palavras que escrevi, como qualquer amigo que recebe um elogio nosso.
Obrigado Senhor! Vinha cheio de angústias - aumento da gasolina, filho com nariz quebrado, contas infindáveis para pagar, dinheiro cada vez mais curto - mas umas poucas linhas foram suficientes para que eu voltasse a sentir o esplendor da vida.
domingo, 3 de abril de 2011
FUTEBOL AMADOR
Precisamos acabar com a banalização da violência, não importa se é dentro ou fora do esporte, violência é violência - violência não é brincadeira! Hoje é um nariz quebrado, mas quantas vidas já se perderam em situações semelhantes.
Beijão e melhoras para o meu filho, meu primeiro seguidor neste Blog.
Juízo!!!!!
quarta-feira, 30 de março de 2011
MAIS UMA VEZ 100SAIDA
Ninguém além de mim tem culpa disso, deixei à Bangu até hoje, então nada mais justo do que passar por estes momentos de dificuldade e incerteza.
É fácil tentar achar culpados para meu desatino - criação, falta de inteligência, excessos que cometo para dar tudo que posso e satisfazer aos meus amores.
Mas a verdade é que o único culpado sou eu. Fui eu que sempre fiz o que devia e o que não devia para ver quem amo sorrindo satisfeito.
Limites são importantes, tanto para eles quanto para mim mesmo.
Agora cheguei no meu limite, já não tenho mais como tirar sequer empréstimos, talvez ainda tenha crédito, mas com certeza não teria como pagar depois a prestação.
Quero que meus filhos vejam o que passo, sintam a minha dificuldade e aprendam a economizar, gastar o que realmente é necessário e ter uma vida tranquila!
Sou muito ansioso, minha vida está de pernas pro ar por conta da minha ansiedade.
Tenho 101kg. Já tive 62 a 12 anos atrás. Sempre correndo atrás de dinheiro (empréstimos) para pagar minhas contas, pelo menos não devo nada a ninguém.
Preciso dar um jeito na minha vida. Tenho sentido muitas dores pelo corpo, um cansaço excessivo e ao mesmo tempo muita dificuldade para dormir devido aos problemas financeiros e as dores pelo corpo.
Tenho muita fé, Deus sabe o que é melhor para mim, sei que Ele quer que eu me conscientize e retome o rumo certo.
Tento ser um bom pai, bom filho, bom marido, bom amigo, bom colega, bom vizinho - mas tenho que me preocupar um pouco mais comigo mesmo. Cuidar de mim também.
quarta-feira, 23 de março de 2011
Estava sozinho
Precisando de amor
Então teu carinho
Acabou com a minha dor...
Ressurgiu a esperança
No meu coração
Depositei minha confiança
Numa doce ilusão
Você invadiu
Minha vida vazia
Trouxe inspiração
Na minha noite tão fria
Eu voltei a sonhar
Acreditar no amor
Porque ao te amar
Me enchi de calor
Deste amor tão lindo
Um fruto nasceu
Amo vê-lo sorrindo
O filho que Deus nos deu!
Você me mostrou
Que existe um caminho
E este que sempre sonhou
Já não está mais sozinho...
Minha gata – TE QUERO!
Eu te necessito!
E hoje, 15 anos já se passaram
Pr’esse amor tão bonito...
Vamos comemorar
Bodas de Cristal
Quero de ti desfrutar:
Carícias, beijos, etc e tal...
Isso é só o começo
De um amor sem fim
Deus sabe que eu mereço
Estar contigo assim...
Ele te fez sob medida
Para o meu coração
Iluminaste minha vida
Com esta louca paixão...
sexta-feira, 18 de março de 2011
PRESTATIVO

Ontem uma brincadeira na Secretaria onde trabalho, resultou numa troca legal de elogios, cada um dizendo o que o inspirava no outro, de mim meu AMIGO Dema disse que eu era PRESTATIVO e habilidoso.
Estava saindo para casa quando isso aconteceu, fiquei tão feliz que reconheçam que estou sempre pronto para ajudar a quem quer que seja.
Cresci com uma frase, que acredito ser das forças armadas - nossas ou alguma bem mais antiga - que afirma: "Quem não vive para servir, não serve para viver."
Este é o meu lema. As vezes sou criticado por "perder o meu tempo" com coisas que não me dizem respeito, mas eu não penso assim, se Deus me colocou num momento e num lugar onde alguém precisa de ajuda, isso pra mim já é o suficiente para determinar uma atitude solícita e imediata.
Não vim a esta vida à passeio, vim à trabalho, o que não me impede de curtir cada momento, é claro!
Mesmo assim me emocionou muito ouvir alguém dizer a outros de minha prestatividade, dizer que eu estou sempre pronto para ajudar. Obrigado MEU AMIGO, agradeci ontem, mas não acho que foi o suficiente, obrigado!
domingo, 13 de março de 2011
Meu filhão, sua gata e seu carrão
Torço pela felicidade de meus meninos, são tão diferentes, especiais cada um do seu jeito.
Apenas peço a Deus que nada lhes falte: saúde, alegria, amor, amizade, dinheiro, maturidade, sonhos...
O mundo e a vida passam tão rápido, espero que aproveitem a vida intensamente, que vejam a beleza de cada momento, com responsabilidade é claro!
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Um desejo, um sonho, uma esperança...
Passei minha vida na busca de minha missão como filho de meu Pai, por muito tempo achei que fosse ter colocado no mundo dois homens maravilhosos, meus filhos. Acreditava, acredito, que eles trariam ainda mas luz as trevas em que se encontra esse mundo. Talvez descobrissem a cura do câncer, acabassem de vez com as más formações fetais, com a Síndrome de Down, Alzheimer, Parkson. Um deles seria um grande cientista. Vejo a dor, a tristeza, nos olhos de meninos e meninas atingidos por deformações físicas e mentais. Os olhos curiosos das outras crianças ferem seus sentimentos, deixando-os vulneráveis. Não sei se um dia um deles terá toda essa importância para humanidade, mas vejo também que mais do que de cientistas, o mundo precisa de amor. Meus meninos, não importa o que façam profissionalmente, serão seres de amor, minha luz guia-os. Eles também serão luzes intensas para iluminar o mundo. Deus está presente em seus corações, iluminando suas almas na direção certa.
Edy Jobim iPhone
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
O DINHEIRO
Talvez porque meu dom seja tanto quanto abstrato - meu dom é a ARTE.
A minha arte não me traz proveito financeiro, apenas muita satisfação!
Vejo minha esposa o tempo inteiro me dizendo: cria alguma forma de ganharmos mais dinheiro, tu és tão criativo!
Sou criativo - amo a beleza em todas as suas formas. Não sei e não quero fazer disso uma mera fonte de renda, sentiria-me como quem vende sua alma. A arte é minh'alma, não tem preço! Até tem, mas não é pago em dinheiro, meu pagamento é com olhares e sorrisos!
Sou um idealista, um sonhador, um artista do inusitado, um louco apaixonado!
Talvez eu não consiga dar as pessoas que amo a vida que desejavam, pra mim tá bom assim, mas eu me esforço, não prejudico ninguém, não exploro ninguém e ainda ajudo todos que consigo!
Deito e durmo tranquilo, tá certo que as vezes fico preocupado com as contas, mas Deus não me deixa na mão, provem todas as minhas reais necessidades!
O dinheiro, esta maldita obra do homem, continua fazendo dele seu escravo, Minh'alma é de meu Pai, não do dinheiro, não estou a venda, não me pertenço, sou Dele.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
A PROLE
Estou pensando em criar uma história em quadrinho com o título "A PROLE".
O enredo é mais ou menos assim:
"A harmonia no céu está ameaçada, um INTRUSO quer levar CAOS ao Paraíso.
Quem acredita em anjos está errado, Deus e todas as almas do bem encontram-se indefesos.
Deus conversa com seu servo fiel TOM e seus filhos DAN e PIERRE, explica a situação e pede que lutem esta batalha, mas o resultado final para eles será de qualquer forma a DANAÇÃO, porém com isso salvarão a humanidade e o céu.
Para quem acredita em anjos, agora eles existem.
A PROLE - anjos ou demônios?"
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
A BELEZA DE CADA MOMENTO
Faço isso desde meus 6 ou 7 anos de idade, antes com minha mãe e irmã, já faz um bom tempo sozinho.
Muitos diriam: que horror, coitado!
Mas foi principalmente nestes momentos que aprendi a apreciar o que há de mais belo na vida, a vida em si! Em toda sua grandiosidade. Estar vivo é poder apreciar o sol, o céu azul, a chuva, os raios, as árvores, os pássaros, cães, gatos, cavalos, pessoas, a grama, a cerca, os telhados. Ouvir o canto da natureza em todo seu esplendor!
Fiquei tantas, mas tantas horas esperando cada uma destas idas ao mecânico que aprendi a ter paciência, a apreciar tudo e todos, porque cada um tem sua beleza, seu valor. Cada ser humano é único, podemos até ter algumas semelhanças, mas o que realmente determina nossa identidade são as diferenças.
Buscamos nos outros nos encontrarmos, pontos em comum. Somos incompletos, precisamos uns dos outros e é isso que temos que aprender, a conviver, a se ajudar, a se completar.
Nem um momento é perdido, nada é sem uma razão, basta tentarmos entender, observarmos com atenção e descobriremos maravilhas a cada instante.
Edy Jobim iPhone
domingo, 6 de fevereiro de 2011
MEDO DA MORTE
Tenho muita fé, acredito em Deus e na vida eterna, então não tenho da morte, a morte diz respeito unicamente a carne, meu espirito é imortal.
Temia por eles porque não têm a fé que tenho, não partilham minhas certezas, não vêem nem escutam o que vejo e ouço! Deus fala comigo sempre, das mais diversas maneiras - por meus meninos, pelo sol, por uma borboleta, por uma ligação telefônica ou email que acontecem momento em que mais preciso - para os outros isso se chama coincidência, pra mim é amor de Pai!
Queria que meus amores pudessem partilhar minhas experiências, viver a plenitude da vida que só a fé verdadeira pode dar!
Mas não é assim, as vezes chego a pensar que a fé também é um dom de Deus, alguns, como eu, são agraciados, outros tantos não!
Nasci com ela, ninguém precisou dizer uma única palavra pra me convencer da existência de Deus, Ele estava ali, sempre comigo em todos os momentos. Agradeço de coração Tua ajuda incansável, peço que meus filhos, minha esposa, meus amigos recebam Teu toque e abram seus corações para Ti, meu Pai!
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
CASEI DE NOVO!
É verdade, casei de novo, e com a mesma mulher.
De vez em quando a gente tem que parar, conversar e se entender, para depois seguir em frente.
O casamento traz uma certa pacividade ao relacionamento, deixamos para amanhã as melhores coisas da vida.
Daí o fato d'eu dizer que casei de novo, estou novamente de lua-de-mel com a minha linda esposinha!
Feliz, procurando não deixar cair na rotina, inovar e cobrar inovações da parte dela também. Uma conquista diária por parte de ambos.
Nesta vida o que importa é ser feliz, sendo feliz deixamos os outros e o mundo mais felizes!
domingo, 30 de janeiro de 2011
Sabedoria homeopática
"A riqueza do pobre são os filhos." (alguém pode me explicar da onde tiraram tamanha asneira, tá certo que os filhos são o mais importante na vida, mas dai para este ditado infâme, pobre tem cada vez mais filho, aumentando a própria miséria e a do mundo. Isso é coisa da Igreja Católica da Idade Média, tipo: 'crescei e multiplicai-vos.')
Edy Jobim iPhone
sábado, 29 de janeiro de 2011
UM HOMEM FELIZ
Com a família, que é o lugar dele! Faltaram só os amigos, mas estes, mesmo quando longe, estão no meu coração.
domingo, 23 de janeiro de 2011
Diferenças
Quando o cara deixa de dar bom dia ou boa noite é um mal educado, muitas vezes a pessoa para quem desejamos bom dia ou boa noite, quando o fazemos sequer nos dá uma resposta. Além de que dificilmente são capazes de desejar bom dia ou boa noite a alguém.
Estou cansado de ser rotulado, questionado, recriminado.
A cada dia que passa sinto meu desprezo pelos padrões crescer. Não me importo com a opinião, com o que pensam, com qualquer conceito que elaborem.
Eu aprendi com a vida que só uma coisa realmente importa, deitar no travesseiro e dormir meu sono sossegado. Para tanto devo estar de bem comigo mesmo - sem remorsos, sem dividas, sem ansiedade. Bom, quem me conhece sabe que destes itens só o remorso não costuma atrapalhar meu sono, os demais vão para cama comigo todos os dias.
A opinião alheia não me atordoa mais, quando ainda muito jovem vez ou outra me deixei levar pela correnteza das opiniões, mas a maturidade me fez ver que só posso ter uma vida tranqüila se eu for eu mesmo, sem tentar ser outra pessoa para agradar aos demais!
Sou sensível, apaixonado, carinhoso, dedicado, criativo, sonhador. Vejo que isso causa certo espanto em quem me conhece, mas este sou eu.
Sinto falta do calor da paixão, da descoberta, da conquista, dos mistérios que envolvem o amor.
Eu sou assim, gosto de flertar, de surpreender, de ser surpreendido!
E isso tudo é plenamente possível mesmo depois de anos e anos de convivência, mas não pode ser unilateral. Precisa de envolvimento mutuo. O casamento é um balde de água gelada sobre qualquer relação quente, aqueles que se esforçam mantém, na melhor das hipóteses uma relação morna, onde convivem em harmonia, o que, na minha opinião, é onde termina todo o TESÃO.
Talvez esta seja a principal diferença de mim para os demais - eu acredito no amor, no amor de verdade onde o TESÃO não morre e cada dia é um novo começo para a relação, ou seja, preciso me esforçar e conquistar minha cara metade como se a conhecesse naquele momento!
Não tenho vergonha de dizer que amo e não me canso de reafirmar isso!
Edy Jobim iPhone
sábado, 22 de janeiro de 2011
MEU FILHÃO E SEU PADRINHO, MEU AMIGO HUGO MÜLLER
Filho, teu padrinho foi um grande amigo de todas as horas para mim. Tenho certeza de que se ele estivesse conosco fisicamente - por que na memória e no coração sempre estará - ficaria muito orgulhoso de ter um afilhado tão especial.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
A Vida e suas Possibilidades
Vejo meus filhos crescidos - "filho criado, trabalho dobrado" - e, em meio a tantas dores de cabeça, tantas incertezas, penso: se fosse um sonho, se eu acordasse e ainda estivesse no micro-ônibus indo pra faculdade, depois de todas estas experiências, positivas e negativas, tanto da paternidade quanto do matrimônio, será que eu seguiria o mesmo caminho?!
Não sei ao certo. Sei apenas que segui este caminho, o caminho que escolhi das mais diversas maneiras, desde meu nascimento até agora. Sempre quis ser pai, desde meus 6 anos de idade tinha este desejo. Talvez a idéia de ser pai viesse do fato de eu ter filhos como eu fui, um filho dedicado, sempre zeloso, buscando deixar orgulhosos meus pais, jamais decepcioná-los! Tive momentos difíceis, onde me desesperei ao pensar que não estava dando tudo de mim para deixar meus pais orgulhosos; mas passei por eles e não os envergonhei. Um destes momentos foi quando, com 16 ou 17 anos, comecei a procurar emprego, sem sucesso! Logo entrei pra faculdade e nunca perdi uma cadeira sequer! Outro destes momentos foi quando tive de informar que viria a ser pai, mas já tinha meu emprego, vida estável, independente!
Hoje tenho meus filhos. Vivem cada um pra si. O mais velho tem 18 anos, separei-me da mãe dele quando ainda era bem pequeno, tinha 3 anos e meio. Criou-se praticamente sozinho, sem medo de nada, tomou suas decisões, algumas acertadas, outras nem tanto, mas sei que é um bom homem, respeito sua individualidade, aprendi a aceitá-lo como é, tão diferente de mim em tantos aspectos, e tão semelhante em outros. O mais novo tem 11 anos, muitos medos herdados da mãe que espero que vença antes da idade adulta. Meu anjinho, antes tão carinhoso comigo, agora - como todos na família da mãe - distante, sem alegria, perdeu a ternura! Só sabe reclamar, nunca esta satisfeito, não sabe dar valor ao que por ele é feito. É assim, só cabe a mim aceitá-lo como é!
A vida e seus mistérios. Quando foi que meu garotinho tão doce deu lugar a esse sem expressão?!
Nem tudo é como queremos, ninguém é igual a ninguém, não posso querer que meus filhos sejam clones de mim, porque mesmo que fossem suas experiências os tornariam diferentes, não tiveram a família que tive, não viveram no mesmo momento, nem tiveram as mesmas vivências.
Respeitar as diferenças, eu sei, é fundamental para sermos felizes e convivermos de maneira harmoniosa, mas quem disse que é fácil!?...
Deus ilumine minha cabeça, meu coração e minh'alma nesta árdua tarefa que é ser pai-marido.
Edy Jobim iPhone
A CABANA
Aliás, meu menino sempre falou por PAPAI comigo, nos momentos em que me encontrava perdido, achando minha existência miserável e sem qualquer importância, ele me fazia um carinho, me dizia: nós te amamos papai! É! A vida é cheia de momentos maravilhosos, onde o desespero se transforma em esperança. A fé me mantém, me da forças quando estou debilitado!
Leiam "A Cabana". Garanto que quando este livro chegar as suas mãos vai mudar a sua vida. Vai devolver o sentido de muitas coisas que já se perdeu!
Edy Jobim iPhone
domingo, 9 de janeiro de 2011
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
ORGULHOSO
Mas, ultimamente, tem um sentimento gostoso que me alegra o coração: o orgulho!
Meu filhão está trabalhando, dedicado, esforçado, logo de cara teve de encarar trabalhar noutra cidade e ter que praticamente morar no emprego!
Sei que milhões de brasileiros passam por isso, mas isso não diminui meu orgulho.
Ele dormia tarde, acordava tarde, ficava o dia inteiro sem ter o que fazer, agora trabalhando - realmente é motivo de muito orgulho para esse pai que vos fala!
Parabéns meu garoto! Eu e Deus sabemos que tu nasceu com estrela, então é certo que sempre vai brilhar!
TE AMO DEMAIS MEU FILHO!
Edy Jobim iPhone
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
LEMBRANÇAS INSTANTÂNEAS
Sempre tive a preocupação de registrar todos os momentos importantes da minha vida. Não sou ninguém, apenas gosto de recordar, lembrar as coisas boas que passaram, mas, claro, sem deixar de viver os momentos!
Minha infância, adolescência, juventude, meus amores, meus filhos, meus amigos, tantos lugares que visitei!
Nos últimos tempos sinto apenas que estou registrando com certa melancolia. Não sei porque, talvez um mau pressentimento, como se meu tempo estivesse acabando e aquelas fossem as ultimas imagens da minha existência.
É verdade, meu tempo está acabando, fazem 43, quase 44 anos que meu tempo está acabando. Nossa contagem regressiva começa na concepção. Ninguém sabe sua hora, mas todos temos certeza de que ela chegará!
Por isso viver é tão mágico, a incerteza faz a vida tão especial, não saber quem conheceremos, quantos filhos teremos, quantos amores viveremos, quantos lugares, quantas experiências nos serão proporcionadas!
Quero ver meus filhos crescerem, não importa quanto trabalho e agonia isso possa me proporcionar, quero conhecer meus netos, morar na praia, me aposentar, se esse maldito governo permitir.
Mas Deus sabe que estou pronto, que se Ele achar que esta na minha hora, não importa quando seja, irei ao encontro dEle. A vontade dEle é o meu caminho.
"O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará."
Edy & Sande iPhone