quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PAZ

A gente passa a vida inteira procurando PAZ.
A Paz e a harmonia caminham juntas - dizem respeito a relacionamentos, finanças, saúde - família, trabalho...
E aonde encontramos a tão almejada Paz?
Paz, pra mim, é o mesmo que felicidade!
Queria porder conviver com todos sem ter que ouvir uma pessoa que amo falando mal de outra que amo. Ter meus filhos por perto, tranquilo, podendo usufruir belos momentos que um dia recordarei com carinho e eles também!
Não sou um bom pai, até tento ser, mas estou tão comprometido com meus compromissos que a vezes fico cansado demais para curtir o que realmente importa nessa vida, meus amores!
Tive sonhos, imaginei um mundo ideal onde a harmonia estava sempre presente, onde marido e mulher se amavam enlouquecidos e enfrentavam juntos qualquer probleminha que aparecesse.
Onde os meus filhos me viam como um herói, assim como eu via meu pai.
Mas é que quando sonhei ainda era menino, não conhecia a vida como ela é - cheia de maldade, desunião.
Hoje vejo que meu pai não era exatamente como eu via, era um homem como eu, cheio de problemas, muitas, muitas vezes mesmo, manipulado pela mulher, primeiro pela mãe, depois por minha mãe, a seguir pela nova esposa, depois pelas filhas dela.
Quantas vezes na minha adolescência tive raiva de meu pai sem saber que ele não tinha culpa exceto pelo fato de se deixar manipular, deixar parecer que aquelas inúmeras decisões radicais a meu respeito eram provenientes de minha mãe e não dele, ele era apenas um "testa de ferro".
Não quero isso pra mim!
Minhas decisões são minhas decisões, ninguém vai tomá-las por mim!
Sigo procurando a PAZ, será que um dia vou encontrar, talvez não nessa vida que Deus resolveu me botar a prova o tempo inteiro, testando minha fé nas situações mais escabrosas.
Mas não a perco, a FÉ, nem a esperança de um dia encontrar a PAZ.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

MINHAS ESCOLHAS

Estava pensando nas minhas escolhas, elas me levaram até onde estou. Desde criança sempre tive em mente que minhas atitudes e escolhas definiam quem eu era, talvez influência benéfica de meus pais. Considerando que para uma criança as escolhas são mais simples, existe o certo e errado, o bom e o mau ... fazia sempre o certo, pelo menos é o que tinha em minha mente, porque agora, já mais maduro, vejo que o certo e o errado é relativo, muitas vezes pensamos que é a coisa certa e tempos depois descobrimos que estavamos errados.
Mas foram minhas escolhas que me trouxeram até aqui.
Escolhi não fumar, não usar drogas, estudar enquanto outros corriam rua, terminar minha faculdade, fazer concursos públicos, namorar sério ... vejam, não sou perfeito, cometi muitos erros, não tive os devidos cuidados, devia ter estudado mais ainda.
Tenho dois filhos lindos, preocupo-me demais com eles, tento guiá-los por caminhos tortuosos, a vida tem se tornado cada vez mais exigente, cheia de armadilhas, exigindo atitudes concretas, raciocinio rápido e um aperfeiçoamento constante.
Meu avô batalhou a vida inteira, meu pai batalhou mais ainda, eu estou batalhando com mais dificuldade que meu pai e meus filhos serão ainda bem mais exigidos. Isto é fruto do crescimento populacional, da escassez de emprego, da tecnologia que toma o lugar da mão de obra.
Dentre minhas escolhas a que me deixou mais feliz foi ser um homem de família.
Sempre tive minha infância como um ideal, queria aquilo para minha vida inteira. Tentei, tentei, quebrei a cara algumas vezes, mas então encontrei alguém que merecia meu amor, que me fazia sentir completo. Casei.
Minha vida é da casa pro trabalho, do trabalho para casa. Volto correndo, ansioso por ver meus amores. Tudo que ganho é aplicado na nossa felicidade.
Lembro dos momentos, quando ainda menino, que parava e ficava olhando tudo ao meu redor, dentro de casa, e pensando, tudo isso é fruto do trabalho de meus pais. Hoje, faço a mesma coisa, e vejo que eu e minha esposa também fizemos inúmeras conquistas, coisas com as quais nem sonhava agora são realidade.
A minha família é tudo pra mim, é o meu mundo!
Meu caçulinha cresceu tá um rapazinho, meu mais velho já é um homem feito, minha esposa, essa é um caso à parte, o tempo parou pra ela, pelo menos fisicamente, é uma gata linda por fora e uma mulher rica em experiência por dentro. Eu...eu continuo o mesmo: bobalhão, apaixonado, sonhador...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

A VIDA E SEUS MISTÉRIOS

Reclamo tanto, reclamo de tudo, parece que reclamar é como respirar, se estou vivo ... reclamo!
Mas quando paro, respiro fundo, e medito sobre minha vida, vejo que tenho infinitamente mais motivos para agradecer do que para reclamar.
Não reclamo de Deus, que isso fique bem claro! Reclamo das pessoas que deixam de cumprir suas obrigações e prejudicam os demais; que fazem coisas erradas e prejudicam outras.
Não é segredo pra ninguém que não gosto de gente lenta - talvez porque eu esteja sempre correndo, não paro nunca e me parece que estas pessoas lentas vieram ao mundo de férias, nunca têm pressa pra nada, se atrasam, atrasam os outros com sua lentidão e me irritam profundamente.
Entendo que cada um tem o seu ritmo, que tenho que aceitar e respeitar o ritmo dos outros. Procuro fazê-lo! Não é fácil, confesso!
Vejo as pessoas reclamando das chuvas que parecem incessantes. Vejo a desgraça se abatendo sobre inúmeras regiões, pessoas perdendo suas casas, seus móveis, algumas até seus entes queridos.
Mesmo assim, apesar de muito preocupado com todos, penso que tanta chuva, a longo prazo, talvez não seja algo tão ruim - afinal água é vida, nosso amado estado está tão desgastado, num forte processo de desertificação, acredito que a longo prazo estas chuvas tragam a reversão deste dramático processo.
Acredito que Deus tem sempre uma ótima intensão para conosco, que mesmo as desgraças aparentes tenham um objetivo maior. Mesmo porque não vejo a morte como o fim de tudo, mas sim como uma passagem, então aonde todos só vêem desgraça eu sempre procuro o motivo, mesmo que custe muito a descobrir qual é, o motivo sempre aparece.
Com relação a mim, sou imperfeito, tenho tantas falhas que nem me arrisco a citá-las, tomaria muito tempo, tempo que não tenho porque tenho inúmeras tarefas para me dividir e executar. Eu vou descansar um dia, quando Deus me levar e se Ele permitir.
Enquanto isso corro, corro e corro, não tenho tempo a perder.