quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Ä BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ."


"A beleza está nos olhos de quem vê." - Esse ditado popular sempre esteve presente na minha vida, mas na realidade não entendia seu real significado, "...olhos quem vê..."- como assim?! Pois é! As vezes estamos tão felizes que vimos coisas que só existem pra gente, de fora, quem aprecia o momento não consegue entender tanta euforia. As vezes é um sorriso, as vezes são palavras ou gestos de carinho - as vezes um simples luar ou uma tarde ensolarada, a alma humana é tão suceptivel e se deixa levar pela alegria! Ao mesmo tempo pode ser atingida pela tristeza, pela dor da perda, pelo desespero... E mergulhar no caos, emergindo nas trevas. Voltando a beleza - a felicidade de um momento é muito maior que o próprio momento, é um estado d'alma. As vezes sentimos que não precisamos de mais nada além do que temos naquele instante: os filhos pertinho, a esposa também, o mar e o céu azul por testemunhas, um chimarrão! Esquecemos os problemas, as dividas, as tristezas, o passado, as discussões... tudo resume-se naquele preciso instante! "A beleza está nos olhos de quem vê, de quem vive o momento."

QUESTIONO-ME


Questiono-me sempre sobre mim! Quem sou? Posso mudar? Melhorar? Sou cheio de defeitos, manias, insanidades até! Mas quem não é! Tá certo que isso não justifica nada, eu sou eu! Eu sou independente, ninguém é responsável pelos meus erros além de mim!

Tento ser um bom pai, um bom marido, um bom filho, um bom irmão, um bom amigo – em síntese, uma boa pessoa! Sou rabugento, briguento, revoltado às vezes! Mas faço das tripas coração para ajudar a todos que posso, sempre pronto para o que der e vier! Não importa o quão cansado, doente, abatido, ferido no íntimo, eu esteja.

Fico perdido em meus pensamentos, tentando entender o porque do que acontece comigo! Então desperto do meu momento de devaneio, da minha análise de vida, vejo que o mundo não para, mesmo quando estou perdido, cheio de dúvidas – tudo continua!

A vida é pra ser vivida, com prazer, com vontade! Outro dia recebi um email que falava sobre o poder da respiração na vida da gente, no nosso estado de espírito. Li pensando que não é só a respiração, é o autoconhecimento, é também a admiração por tudo que existe.

Lembro de quando era criança, ficava as vezes 4 a 5 horas sentado do carro esperando comminha mãe e irmã no mecânico, na faculdade... eu escrevia poesias, admirava o mundo através da janela do carro, um mundo cheio de cor, de vida, multiforma ... um mundo novo, bonito, que me fazia sentir vivo!

Não sei aonde perdi isso, em que ano da minha vida deixei de olhar o mundo com aqueles olhos apaixonados de menino.

Mas, de repente, tomei consciência disso, tentei recuperar esse potencial maravilhoso que tinha quando era garoto – CONSEGUI!

Sempre que me sinto deprimido, triste, desanimado – paro, olho para os lados, respiro fundo, deixo a cor e os aromas chegarem até mim e me embriago com a beleza e a pureza de tudo que existe. Volto a ser criança, cheio de esperança, sonhos, acreditando que o mundo é maravilhoso – E É! - e que as pessoas ainda não conseguiram deturpar as belezas da natureza, do que elas mesmas fizeram, de tudo!

Por alguns instantes tenho paz, harmonia, paciência, alegria inigualáveis!

Isso mostra que tudo é uma questão de ponto de vista, precisamos reencontrar aquele ponto de vista de quando éramos garotos, inocentes, descompromissados, alegres por estarmos vivos onde quer que estivéssemos – com sol ou com chuva, frio ou calor, na cidade, na praia, no campo, na serra ... realmente em qualquer lugar ou companhia!

Tá certo que sempre a melhor companhia é a das pessoas que amamos, a presença deles já é um amplificador para nossa felicidade!

Em compensação, infelizmente, tem outras pessoas que nos drenam, nos põem pra baixo, nos fazem sentir muito mal. Essas pessoas precisam ser evitadas, mas, mesmo assim, precisamos buscar o motivo, se realmente elas nos fazem mal, ou se temos uma implicância gratuita com elas. Houve vezes em que detestava a presença de uma pessoa e me perguntava: porque? Passado um tempo descobria que era por ela ser fumante ou parecida com alguém que me fizera algum mal. Assim não dá! Ninguém pode ser julgado só por sua aparência. São os atos de cada um que dizem quem são! Quando ainda bem jovem, criei um personagem que seria meu alterego, tipo um avatar, era o Skar. Um dragão monstruoso de coração puro e cheio de boa vontade. Era assim que via! Skar era apaixonado por Bartira, uma linda guerreira de tranças. Era um amor platonico porque Skar nada mais era para ela que um monstro! Skar a salvou inúmeras vezes ganhando assim seu coração! Quando ela o beijou, Skar assumiu a forma de um guerreiro! "Quem ama o feio bonito lhe parece." Porque quem ama alguém vê além da beleza exterior, vê a verdadeira beleza a ser vista, a da alma. Skar sou eu, um monstro de alma boa, um anjo de aparência demoníaca! Sou fã de dois seriados - Supernatural e Carnivale, neles o que falo aparece direitinho - normalmente os mocinhos são feios e o mal tem uma boa aparência.